quarta-feira, 14 de março de 2012

Hanako-San (Lenda do banheiro do Japão)



Hanako-san -- uma jovem garota assustadora que assombra banheiros de escola por todo o Japão -- tem recentemente se tornado um dos fantasmas mas famosos do país.

Não é incomoum escolas possuírem um banheiro permanentemente ocupado por essa garota misteriosa, conhecida no Japão como Toire no Hanako-San (lit. “Hanako do banheiro). Ela pode ser encontrada na terceira cabine do banheiro do terceiro andar de escolas -- geralmente o banheiro feminino -- mas isso varia de escola a escola. Detalges de sua aparência física também varia, mas ela é geralmente descrita como tendo cabelo curto (estilo “chanel”) e veste uma saia vermelha.

O comportamento dela também varia de acordo com a localização, mas na maioria dos casos, ela fica escondida no banheiro até que algum aluno aventureiro se atreva a provocá-la. Hanako-san pode ser invocada ao bater na porta de sua cabine (geralmente três vezes), chamando-a pelo nome e perguntando alguma coisa. A pergunta mais comum é um simples “Você está aí, Hanako-san?”. Se ela estiver presente, Hanako-san responde com uma voz fraxa, “Sim, estou aqui.”. Algumas histórias dizem que qualquer um que seja corajoso o suficiente para abrir a porta nesse momento, é recebido por uma garotinha vestindo uma saia vermelha, e então é puxado para dentro do banheiro.

Poucos são os detalhes sobre a origem de Hanako-san. Embora ela tenha se tornado um fenômeno nacional nos anos 80, há uma especulação de que a lenda tenha existido desde os anos 50. Algumas histórias contam que ela é o fantasma de uma garota da época da Segunda Guerra Mundial, que morreu durante um bombardeio, enquanto brincava de esconde-esconde na escola. Outras histórias dizem que ela é o fantasma de uma garota que morreu nas mãos de uma parente agressivo ou abusivo (ou um estranho pervertido, de acordo com algumas histórias) que a encontrou se escondendo no banheiro. Em alguns casos, ela é o fantasma de uma estudante que morreu em algum trágico acidente na escola (Uma história de Fukushima, por exemplo, conta que ela é o fantasma de uma menina que caiu da janela da biblioteca).

Inúmeras versões da lenda de Hanako-san tem aparecido ao longo dos anos. Aqui estão algumas versões:

- De acordo com uma lenda de Yamagata, alguma coisa terrível vai acontecer se Hanako-san falar com você em um tom de voz desagradável. Outra lenda de Yamagata diz que Hanako-san é um lagarto de três cabeças, com três metros de altura, que usa a voz de garota para atrair presas.

- Em uma escola na cidade de Kurosawaiiri (Distrito de Iwate), diz que uma grande mão branca aparece em um buraco no chão da terceira cabine do banheiro se você dizer “terceira Hanako-san” (sanbanme no Hanako-san).

- No banheiro masculino de uma escola em Yokohama (distrito de Kanagawa), diz que uma mão sangranta sai da privada (provavelmente uma de estilo mais antigo  se você andar em volta dela três vezes enquanto chama o nome de Hanako-san.

- Histórias sobre um tal de “Fungo Hanako” também tem circulado nas escolas. Uma espécie de fungo que infecta qualquer um que rale o joelho no parquinho. Conta-se que a infecção faz pequenos cogumelos nascerem do ferimento.

Na maioria das histórias, Hanako-san é inofensível, e para evitá-la, basta apenas não ir em seu esconderijo. Mas se você precisar se livrar dela, tente mostrar à ela uma prova com nota perfeita. Algumas lendas contam que ver notas altas a fazem desaparecer no ar.



Quer conhece-la ?

Sem comentários:

Enviar um comentário