quinta-feira, 29 de março de 2012

Demônios

Nós vimos muito em Supernatural sobre os demônios ao longo da serie, claro que agente sabe que tudo começou com Lucifer, mas é o resto, é um mistério pra nós.
Então vamos pelo começo o nome Demônio é de origem grega(nossa, os gregos colocaram o nome de tudo voces já viram). Para os Gregos eles eram como os Génios para os Romanos, representavam podiam ser uma forças da Natureza e nem sempre más até podiam ser  benéficas. Mas pra a religião monoteísmo evoluída (tradição cristã), os demônios são as forças do mal  opostas a Deus e inimigas dos homens.   Segundo as versões teológicas Hebraico-Cristas, eles são anjos, ou espíritos ancestrais existentes do início dos tempos.

Os anjos são seres de Deus mas não são Deus, e eles tem  muito poder e conhecimento que em certas culturas terão sido confundidos com Deuses.Os anjos não possuem corpo físico, sua descrição como seres fisicamente belos e com grandes asas, são meras descrições de humanos.
Para os cristãos os demônios são anjos caídos que foram expulsos do 3º céu (quandos ceús existe ), conforme diz em na Biblia (Apocalipse 12:7-9). o Demônio Lúcifer era um querubim da guarda ungido (Biblia Ez 28) e,  ao desejar ser igual a Deus, foi lançado fora do céu. Quando porém ele foi lançado fora do céu sobre e jogado na  terra, a Bíblia diz que Lúcifer (que tem por nome diabo, satanás, serpente, dragão, principe da potestade do ar, etc…tipo não sei mais ) trouxe com sua cauda um terço dos anjos de Deus (Ap 12:3).

 A Bíblia não fala quandos anjos caíram com ele , mas tem um passagem que diz que o número de anjos que adoram ao Senhor são milhares de milhares e milhões de milhares (Ap. 5:11).Os anjos que caíram se tornaram os demônios ou anjos negros, habitando o inferno, para onde foram exilados.Os anjos caídos ou demônios, foram assim condenados a um exílio das realidades celestes, não podem voltar.
Então os demônios são espíritos desencarnados com extremo poder e incalculável sabedoria, pois eles existem desde o inicio dos tempos e são eternos. Neste seu exílio, privados que estão do contacto com as esferas celestes, eles passaram assim a viver junto dos humanos, alimentando-se das suas energias negativas, motivo pelo qual eles fomentam certo tipo de actos.Eles encontram na espiritualidade da alma humana, uma fonte de poder inesgotável. O demônio é um ser que se alimenta dos sentimentos e energias espirituais da alma de um ser humano. Segundo as versões mitológicas grego-romanas dos demônios, se as energias de uma alma humana forem boas, o demônio alimentar-se-á delas e fomentará a sua existência. Se forem más, ele alimentar-se-á delas e fomentará a sua existência.

Para o Judaísmo, segundo o Talmud e Midrash, tem 3 tipos de demônios são  eles: os espíritos impuros, diabos e os «lilin»(o que é isso eu não sei). Os primeiros são espíritos malignos desencarnados que vagueiam pelo nosso mundo(exemplo a Rubi que já foi uma Bruxa na ultima vida dela), e que não possuem forma ou corpo; Os segundos são espíritos diabólicos que podem assumir forma humana e por último são os que podem assumir forma humana, mas possuindo asas. Estes são espíritos da noite, terríveis espíritos, poderosos, que se alimentam de almas humanas assim como os vampiros. Estes são os mais temidos demônios pelos Hebreus. Dizem que esses  3 tipos  de seres vem de Adão, que depois de ter cometido um grave pecado, se separou de Eva por 130 anos, período de tempo em que andou errante pela terra (homem separado não faz nada de bom). E foi pois nessa época que a tormenta e expiação de Adão através de desejos impuros encheu a terra de espíritos, maus, demónios e lilin e dizem que estes eram os demônios são meio-humanos.

Para a teológia de natureza cabalística, os demônios  existe por oposição aos anjos, sendo que não é possível conceber a criação de Deus sem calor por oposição ao frio, sem trevas por oposição á luz, sem demônios por oposição a anjos, pois toda a criação de Deus foi feita a pares e é regida pela dialéctica dos opostos(então sempre tem algo mau pra cada coisa boa, fala serio).

“Não permaneceis no caminho do touro quando ele regressa da pastagem, pois satã dança no meio dos seus chifres”.
As vezes os demónios são chamados de Satã, alguns dizem ser um titulo e não propriamente um nome, enquanto que outros dizem que esse é o nome do rei dos demônios
Pelo seu ato de desobediência a Deus , os demônios foram expulsos do paraíso, tornando-se entidades perversas e malignas. Iblis, que foi atirado com eles na Terra, tornou-se o equivalente ao Satanás Hebraico-Cristão (Lucifer). E eles sendo feitos de fogo ou ar , diz que os demônios podem residir invisivelmente no ar, no fogo, sob a terra e em praticamente qualquer objecto inanimado como pedras, lamparinas, garrafas vazias, árvores, ruínas etc.

A noção de Satã no Islão diverge por isso da versão Crista. No Islão existe Shaytan, uma entidade igual ao nosso Satã cristão. Contudo, a visão islâmica sobre Shaytan é mais proxima das noçoes judaicas.. Neste aspecto, a visão Islâmica e Judaica coincidem perfeitamente, pois ambas defendem que Satã é basicamente o adversário de Deus, e que, apenas possui, o poder da influencia, o poder do murmúrio, o poder da sugestão. No fundo, é o mal dentro de cada um de nós que acaba ouvindo  á sugestão de Satã, o bem dentro de cada um de nos que nos faz resistir á tentação. O mal vem do ser humano, e não de Satã. O mau não vem de fora vem de dentro.
Então vamos a um Resumo Rapido:
Segundo o I Livro de Enoch, no inicio da humanidade, ( após a expulsão de Adão e Eva do paraíso, por culpa de Eva claro), alguns anjos estavam encarregues de vigiar o ser humano na terra , chamando-se esses os anjos da guarda. Entre eles, encontrava-se Satã, Azâzêl, Samîazâz, Arâkîba, Râmêêl, Kôkabîêl, Tâmîêl, Râmîêl, Dânêl, Êzêqêêl, Barâqîjâl, Armârôs, Batârêl, Anânêl, Zaqîêl, Samsâpêêl, Satarêl, Tûrêl, Jômjâêl e  Sariêl. Os anjos vigilantes, desejaram as filhas dos homens, as mulheres( lá vem de novo a mulher culpada). Em conjunto, decidiram abandonar o céu para se unirem carnalmente ás mulheres. E 200 anjos abandonaram o céu e uniram-se carnalmente ás mulheres, escolhendo dentre elas todas as que quiseram ficar com eles. Os anjos amaram elas e com elas casaram. Foi nesse momento que os anjos rebeldes ensinaram ás suas mulheres os segredos das artes da magia negra (Bruxaria) em troca do sexo que com elas tinham, e assim nasceu a magia negra. Não só nasceu a magia negra,  como da união sexual(quem disse que anjo não tem sexo) entre os anjos caídos e as mulheres,  nasceram filhos: os neffilins.
Deus desaprovou tanto a fuga dos anjos, como a união entre esses e as mulheres, e gerou o dilúvio que tudo destruiu á face da terra e  depois lançou uma maldição: as mulheres dos anjos seriam mortas, bem como os seus filhos; não só perderiam para sempre as suas mulheres e filhos, como próprios anjos caídos seriam para sempre espíritos sem descanso nem paz aprisionados num dos cantos do reino dos mortos(assim eles viraram demónios ); os espíritos dos filhos que nasceram do amor entre os anjos e as mulheres, ( entretanto mortos no dilúvio), passariam a ser espíritos terrenos, espíritos impuros, espíritos maus.Segundo Enoch, é neste momento que nascem os demônios, ou seja: eles são tanto os 200 anjos caídos que amaram as mulheres, como os seus filhos, ( ou os espíritos dos seus filhos), condenados a vaguear eternamente na terra.

1 comentário:

  1. gostei da simbologia porem conheço a palavra de Deus e algumas coisas não são verdadeiras,quanto aos filhos dos anjos estes se tornaram gigantes segundo as testemunhas de jeova,quato a lucifer quando foi expulso por Deus do ceu Ele disse que seu nome passaria a ser satanas,estou um pouco ocupada agora mas volto depois para postar mais,gostei muito do site embora seja evangelica não sou alienada,ha bastante coisa interessantissima,gostei muito!!!!

    ResponderEliminar