quinta-feira, 29 de março de 2012

Zumbi

 Mais uma vez vamos falar de uma das lendas Supernatural, está em especial é o maior medo da minha vida, acho que foi por causa de um monte de filme de zumbi comendo gente (serio tenho pesadelos).
No episodio Dead Men Don’t Wear Plaid 5×15, Sam e Dean investigam o assassinato de um homem por vingança. O pequeno detalhe era que o assassino já havia sido morto há cinco anos! Tudo acontece na cidade natal de Bob, que praticamente expulsa nossos heróis dizendo que lá não há nada para ser resolvido. A verdade era que um dos cavaleiros do Apocalipse estava na cidade, e os mortos estavam de volta às suas casas como se nada houvesse acontecido, inclusive a mulher de Bob, que foi assassinada pelo marido quando possessa por um demônio. Quando os zumbis começam a mostrar quem realmente são, Dean ajuda Bob a escapar dos mortos-vivos que tentam comê-los.
Mas o que sabemos sobre Zumbis (ou a lenda dos mortos-vivos)
Nas tradições vodu Segunda a lenda são seres que morreram, mas por ação de um sacerdote vodu regressaram à vida e se converteram em escravos dessas pessoas. E para isso ser feito é étecnica e magia negra quando a pessoa está morrendo, e imediatamente depois de morrer. Com o passar do tempo, o zumbi vai deteriorando-se, como se apodrecesse, e finalmente seu corpo acaba por morrer também. Em países onde esta religião é muito difundida é corrento dizer pessoas de muito sucesso têm zumbis aos seus serviços.
Mas o que agente imagina é outra coisa
Na década de 60, o diretor George Romero criou um estilo uma nova visão de zumbis com seus filmes. Nos filmes as Almas de pessoas mortas chegavam ao inferno(sempre inferno) e não encontravam lugar para ficar(fala serio inferno cheio de mais); eram obrigados a retornar para seus corpos mortos, obedecendo somente ao instinto de se alimentar. De carne humana, é claro; e cada pessoa que é mordida por um zumbi morre em algumas horas, vai ao inferno e retorna como mais um zumbi. Esse tipo de zumbi ficou consagrado em A noite dos mortos-vivos (Night of the living dead, este filme foi o 1º que eu vi sobre zumbi), Despertar dos mortos (Dawn of the dead), Dia dos mortos (Day of the dead) e Terra dos Mortos (Land of the Dead), filmes que estabeleceram Romero como diretor de filmes de zumbi e referência no gênero.

E hoje em dia os zumbis criados pro algum tipo de vírus resultante de experiências genéticas ou armas. Hoje eles foram Imortalizados pelos filmes e jogos da série Resident Evil (
morador do mal, ou hóspede maldito conforme a tradução do nome do filme), Madrugada dos Mortos e Exterminio. Algum tipo de pesquisa científica macabra cria um vírus capaz de matar as pessoas em questão de horas e reanima os seus corpos depois de mortas. O vírus é transmitido através da mordida, e os zumbis mais uma vez estão sempre em busca de seu alimento preferido: carne humana.

Um grande consenso entre os criadores desses dois tipos de zumbi é que ambos podem ser “mortos” tendo suas cabeças destruídas ou separadas do corpo(eu sempre me lembro disso, corta a cabeça).
Zumbi virou uma febre nos ultimos 2 anos saindo uma serie de grande sucesso The Walking Dead e até os japoneses vieram na onda lançando um anime que gente recomendo mesmo Highschool of the Dead.

Sem comentários:

Enviar um comentário