quarta-feira, 14 de março de 2012

Sexta-feira 13



Faaaaala galera ;)

Hoje é sexta-feira 13, um dia temido por muitos supersticiosos pois é tido como dia do azar !

O termo "Superstição" vem do latim superstitio, que significa "o excesso", ou também "o que resta e sobrevive de épocas passadas". Em qualquer acepção, designa "o que é alheio à atualidade, o que é velho".

Pouca gente sabe qual é a origem dessa data, a verdadeira história é incerta, mas temos diversos mitos e eventos que servem de justificativas.
A mais forte delas, de origem cristã, seria o fato que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico e que na sua última ceia, haviam 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
Ainda no cristianismo, no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Mas mais antigo que tudo isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
Mesmo com todo esse azar rondando o número 13 há quem quem goste e muito do nosso querido numero. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

Curiosidades

• Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.

• O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.

• 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.

• A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).

• Entre as pessoas que morreram nesta data estão o rapper Tupac Shakur, o "Rei do Swing" Benny Goodman e o piloto da Nascar Tony Roper, que havia batido seu caminhão no dia anterior . Já entre os nascidos neste dia estão o ator Steve Buscemi, o ex-ditador Fidel Castro, o diretor de Quarteto Fantástico Tim Story e as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen.





Ps: Tenham uma ótima Sexta e aproveitem o final de semana se estiverem bem até la rsrs
Pss: Hoje é dia de extréia do novo Sexta-Feira 13 no cinema
Psss: Visitem nossos parceiros, eles são sinistros !


Sem comentários:

Enviar um comentário