quinta-feira, 15 de março de 2012

lendas de terror da Inglaterra

A lagoa da Sereia

A Piscina da Sereia. Foto por BinaryApe
Kinder Scout é o nome de uma montanha e de um plateau. É um local desolado em Peak District na Inglaterra.
Alguns dizem que o nome “Kinder” possa ser céltico vir do germânico “Kunder”, que significa prodígio, ser ou criatura. Isso porque perto da Cachoeira de Kinder, se encontra um lago, não mais que uma poça, onde dizem que habita uma sereia.
Aqueles que se atrevem a ir até lá vêem que é um local triste e solitário, que deixa o visitante crente de que alguma presença maligna vive no local. Mesmo sendo um lugar interessante para se visitar, os locais dizem ser uma péssima idéia ir até lá à noite.
O lugar é pantanoso, e a dita lagoa é feita de uma água lodosa e que não é potável. Mesmo assim, dizem que se você ficar encarando a lagoa sem vida vai ser recompensado com a visão do seu futuro.
Outros dizem que se você for até lá na Páscoa, mais exatamente à meia-noite, vai encontrar uma sereia nas suas águas negras. Ela te estenderá a mão fria e té dará o presente da vida eterna ou então te puxará para o fundo para te afogar.  Tudo depende do capricho da criatura.
Talvez o seu ar carregado seja resultado de antigas cerimônias céltas que haviam lá. Eles usavam a piscina para esses ritos, que envolviam provavelmente sacríficios humanos. Para eles, a água era um portal entre nosso mundo e outros, tendo um signficado espiritual muito grande.
Além disso, eles usavam o local para enterrar seus mortos, acreditando que se os enterrassem nos pântanos, onde havia água, eles iriam direto para o outro mundo. Não haveria possibilidade de voltar, já que eles já havia passado pelo “portal das águas”. Semelhante estória pode ser vista no filme “The Dark”, onde se menciona o local mítico Annwn, que estaria localizado em alto mar e que é retratado como outro mundo.


O ancião de Cury

Leighton. O Pescador e A Sereia
Mais de cem anos atrás, em um belo dia de verão, quando o sol brilhava em  um céu sem nuvens, um velho da freguesia de Cury, ou, como era chamado  outrora, Corantyn, estava andando nas areias em uma das enseadas perto de um lugar chamado Ponto do Lagarto. O velho estava meditando, ou pelo menos estava caminhando, sem pensar profundamente, ou sem pensar em nada – isto é, ele estava “perdido em pensamentos” – quando, de repente ele subiu em uma rocha sobre a qual estava sentado um linda moça com cabelos louros, tantos que praticamente a cobriam inteira. No interior da rocha havia uma poça de água transparente, que havia sido deixado pela maré vazante na no oco da areia que as águas tinham feito.  A jovem estava tão absorta em sua ocupação – penteando seus cabelos na água espelhada, ou admirando o seu próprio rosto,  que ela não notou o intruso.
O velho ficou olhando para ela por algum tempo antes que ele imaginasse como agir.  Finalmente ele resolveu falar com a moça. “Como vai jovem?” , disse ele, “o que você está fazendo aqui, a essa hora do dia?” Assim que ela ouviu a voz, ela deslizou da rocha afundando na água.
O velho não pôde esboçar reação.  Ele pensou que ela iria afogar-se, então ele correu para a rocha para ajudá-la, conceber que em seu medo de ser encontrada nua por um homem ela tinha caído na poça e possivelmente, que era profunda o suficiente para afogá-la. Ele olhou para a água, e, com certeza, ele viu a cabeça e os ombros de uma mulher, cabelos longos e flutuantes como delicadas algas marinhas por todo o lago, escondendo o que lhe pareceu ser uma cauda de peixe.  Ele não pôde, no entanto, ver nada distintamente, devido à abundância de cabelo flutuando em torno da figura. O velho tinha ouvido falar de sereias de pescadores do Gunwalloe, assim ele concebeu esta mulher deveria ser uma, e ele se assustou.  Ele viu que a moça estava tão apavorada como ele, e que, por vergonha ou medo, ela tentou esconder-se nas fendas das rochas, e enterrar-se sob as algas.
Criando coragem, o homem finalmente  se dirigiu a ela: “Não tenha medo, minha querida. Você não precisa se importar comigo.  Eu não lhe farei nenhum mal.  Sou um homem velho, e não a feriria mais que o seu avô. “
Depois que ele falou dessa maneira suava por algum tempo, a jovem tomou coragem e ergueu a cabeça acima da água.  Ela chorava amargamente, e, logo que ela pôde falar, ela implorou ao velho para ir embora.
“Eu preciso saber, minha querida, algo sobre vós, agora que eu vi você.  Não é todo dia que um homem velho pega uma sereia, e eu ouvi alguns contos estranhos a respeito de vocês, mulheres do mar.  Agora, minha cara, não tenha medo, eu não iria machucar um único fio de cabelo de sua linda cabeça.  Como você chegou aqui? ” Depois de  mais alguma adulação ela disse ao velho a seguinte história:  Ela e seu marido e os pequeninos tinham andando ocupados no mar toda a manhã, e eles estavam muito cansados por nadar sob o sol quente, de modo que o tritão propôs que eles deveriam retirar-se para uma caverna, que eles tinham o hábito de visitar em Kynance Cove.  Eles nadaram longe, e entraram na caverna no meio da maré.  Como lá havia um pouco de uma gradável alga macia, e a caverna era deliciosamente fresca, o tritão se dispôs a dormir, e disse-lhes para não acordá-lo até a subida da maré.  Ele foi logo dormindo, roncando  vigorosamente.  As crianças rastejaram para fora e estavam brincando na areia encantadora, assim a sereia achou que deveria ivestigar um pouco o mundo.  Ela olhou com prazer nas crianças rolando para lá e para cá nas ondas rasas, e ela riu na luta dos caranguejos, engraçada à sua própria maneira.  “O perfume das flores, descia  sobre a falésia tão docemente”, disse ela, “que eu ansiava por chegar mais perto das coisas encantadoras que emitiam esses ricos odores, e eu flutuava de pedra em pedra até que eu vim para esta, e concluindo que eu não poderia avançar ainda mais, pensei que eu deveria aproveitar a oportunidade de arrumar o meu cabelo “.  Ela passou os dedos por seus lindos cachos, e sacudiu alguns pequenos caranguejos e muitas algas marinhas.  Ela passou a contar que ela tinha sentado sobre a rocha admirando a si mesma até que a voz de um mortal apavorou dela, e até então não tinha idéia de que o mar estava tão longe, com uma enorme faixa de terra entre ela e o mar. “O que devo fazer? O que devo fazer?  Oh, eu daria o mundo para voltar para o mar! Oh, Oh! O que devo fazer?”
O velho tentou consolá-la, mas suas tentativas foram em vão. Ela disse que seu marido iria agir terrivelmente se ele acordasse e a encontrasse ausente, e ele com certeza ele iria acordar na virada da maré, uma vez que era a hora do seu jantar.  Ele era muito selvagem quando ele estava com fome, e comeria as crianças se não houvesse outro alimento à mão.  Ele também era terrivelmente ciumento, e se ela não estava ao seu lado quando  ele acordasse, ele iria suspeitar que ela teria fugido com algumas outro tritão. Ela implorou que o velho a carregasse parao mar.  Se ele o fizesse ela daria a  ele quaisquer três coisas que ele desejasse.  Seus pedidos finalmente prevaleceram e, de acordo com seu desejo, o velho ajoelhou-se na rocha, de costas para ela.  Ela apertou os braços junto ao pescoço dele, e firmou os dedos membranosos em sua garganta.  Ele levantou-se da rocha com o seu fardo, e levou assim a sereia pela areia.  Enquanto era conduzida desta forma, ela pediu o velho para lhe dizer o que ele desejava.
“Eu não desejo”, disse ele, “prata e ouro, mas me dê o poder de fazer o bem aos meus vizinhos:  em primeiro lugar, para quebrar os feitiços de bruxaria; segundo, e encantamentos para afastar doenças, e em terceiro lugar, para descobrir os ladrões e restaurar bens roubados. “
Tudo isso ela prometeu que ele possuiria, mas ele precisa chegar a uma rocha coberta até a metade pela maré no dia seguinte, e ela iria instruí-lo como fazer as três coisas que ele desejava. Tinham chegado à água, e pegando o pente do cabelo dela,  ela deu para o velho, dizendo que ele tinha apenas que pentear a água e chamá-la a qualquer momento, que ela viria até ele. A sereia afrouxou seu abraço, e deslizou do pescoço do velho de volta ao mar, ela jogou-lhe um beijo e desapareceu.  Na hora marcada o velho estava na rocha – conhecida até o hoje como a Rocha da Sereia – e ele foi devidamente instruído em muitos mistérios.  Entre outros, ele aprendeu a quebrar os feitiços de bruxas sobre homem ou animal, comoa preparar um vaso de água, para mostrar a qualquer um que teve seus bens roubados o rosto do ladrão; curar herpes, doenças de pele, fogo de Santo Antônio(1), e dança de São Vito, e ele também aprendeu todos os mistérios das folhas de amora, e assim por diante.
A sereia que a curiosidade de uma mulher,  convenceu seu velho amigo a levá-la a um lugar secreto, de onde ela podia ver mais da terra seca e do povo engraçado que vivia nela, “que tinham suas caudas arrancadas, e assim podiam andar. ” Ao levar a sereia de volta para o mar, ela desejou que seu amigo a visitasse em seu lar, e até prometeu fazê-lo jovem se ele fizesse isso,  favores que o velho respeitosamente declinou.  A família, muito conhecida na Cornualha, por algumas gerações têm exercido o poder de enfeitiçar.  Eles tem em a posse deste poder da maneira como foi relatada.  Alguns remoto tataravô  foi o indivíduo que recebeu o pente da sereia, que existe até os dias atuais, e mostrar-nos provas da verdade do seu poder sobrenatural. Algumas pessoas são descrentes o suficiente para dizer o pente é apenas uma parte da mandíbula de um tubarão.  Pessoas pessoas céticas nunca não são pessoas amáveis.


A Colônia Perdida de Raleigh

RoanokeIsland
Mostra a área da ilha de Roanoke, incluindo Croatan, Roanoke e a enseada de Pamlico
  • A postagem é parte traduzida e resumida do livro “A Colônia Perdida de Sir. Walter Raleigh” que aos poucos pretendo colocar no site. Todas as partes anteriores até esta correspondem ao capítulo I, páginas 5 a 12 do livro. Seguindo com a estória…
A partir da história do governador White, é evidente que Croatan estava situada a sul da Ilha de Roanoke e ao longo da costa, porque os veleiros aportavam lá vindo do mar aberto.
É provável que a ilha mencionada esteja dentro do Condado de Carteret no presente.  Ela é vista nos mapas mais antigos, datados de 1666. Em um mapa publicado pelo ordem dos Lordes Proprietários em 1671, a península dentro do condado de  Dare é chamado Croatan.  O nome da ilha ocupada
pela tribo amiga era Croatoan, enquanto outras localidades ao redor são
chamado Croatan.
A diferença entre os dois nomes que não podemos explicar, possivelmente só a forma de pronunciar é diferente.  Devemos lembrar que os ingleses deram esse nome à tribo, que provavelmente era de origem cherokee .
Mas nada confirma que eles viviam no local, aparantemente qualquer tribo ficava lá para caçar e pescar. A palavra escrita no tronco, deu a entender a White que eles tinham se dirigido para lá. Como ele disse:  “Manteo nasceu lá e os selvagens(1) da ilha são nossos amigos.”
Segundo o mapa Scrocter de localidades da Carolina do Norte, a distância de Ilha de Roanoke para Croatan é de cerca de sessenta e cinco milhas em uma linha direta a partir da enseada de Pamlico.
Para se chegar Croatan por mar a distância era grande e os navios tinham de passar pelo cabo Hatteras, perigoso para a navegação.  Esta ilha era chamada de “Ilha do Meu Senhor Almirante”, por Mestre Ralf Lane, em sua carta a M. Hakluyt.
Havia um entedimento entre White e os colonos de que a ilha de Croatan estava a cinquenta milhas de Roanoke, se esse entendimento era verdade, então os colonos estavam se preparando mover-se em território hostil, para a região a oeste de Roanoke, povoada de tribos inimigas.
Mas para que os índios iriam levar os colonos dentro de território hostil se esse lugar não era sua aldeia apenas uma estação de caça e pesca?
Na verdade, o fato deles dizerem “cinquenta milhas daqui” demonstra que sim, havia um lugar onde eles deveriam ficar com mais frequência. Esse ponto fica na região do chamada de Secotan, entre os rios Keuse e  Pamlico e que era ocupada por uma tribo chamada Mandoags ou Doegs(1), como veremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário