quinta-feira, 15 de março de 2012

O Triângulo das Bermudas



Triângulo das Bermudas (também chamado Triângulo do Diabo), trata-se de um triângulo imaginário, formado entre as ilhas Bermudas, Porto Rico e Melbourne (Flórida). Área de 3.900.000 km2. Desde meados do séc. XIX que se tem conhecimento de fatos misteriosos, nesse local. Mais de 50 barcos e navios, além de 20 aviões, aí desapareceram.

A expressão "triângulo das Bermudas" foi inventada por Vincent H. Gaddis, escritor e investigador que se especializou nos fenômenos inexplicados, misterioso e insólitos, para demarcar uma zona onde estranhos acontecimentos têm acontecido.Ele é autor de numerosos livros, entre os quais Invisible Horizons, publicado nos Estados Unidos em 1965. Nessa obra, o autor consagra um capítulo inteiro ao Triângulo das Bermudas.

O Triângulo das Bermudas teve seu primeiro caso oficialmente registrado em 16 de setembro de 1950 (mesmo já havendo relatos de desaparecimento de aviões três anos antes).O repórter caracterizou o momento como "misteriosos desaparecimentos de navios e aviões entre o litoral da Flórida e as Bermudas". O escritor M.K.Jessup tratou dessas mesmas histórias em The Case for the UFO ( A Defesa dos OVNI ), livro de sua autoria publicado em 1955, onde sugere que a responsabilidade pelo incidente cabia a inteligências alienígenas, que teriam capturado os aviões com uma gigantesca nave-mãe, ponto de vista defendido também por outros autores junto à especulações como: quarta-dimensão, aberrações do espaço-tempo, anomalias magnéticas extraordinárias... Logo, quase todos os livros populares de "mistérios da vida real" passaram a incluir sessões sobre o Triângulo das Bermudas ou "Triângulo do Diabo" ou ainda "Mar do Azar".

Outros registros de desaparecimento de aeronaves no Triângulo das Bermudas:

  • 1947: uma superfortaleza C-54, do exército dos EE.UU.;
  • 29/01/1948: um quadrimotor Tudor IV, depois da última mensagem a 550 quilômetros das Bermudas, perdeu-se com 31 pessoas a bordo;
  • 28/12/48: um DC perdeu-se entre San Juan de Porto Rico e Miami, com 32 pessoas;
  • 17/01/49: outro avião, vindo de Londres para Santiago do Chile, via Bermudas, perdeu-se a 550 km dessas ilhas;
  • março/50: um Globemaster desapareceu na margem norte do Triângulo, em rota para a Irlanda;
  • 02/02/52: outro avião, também ao norte do Triângulo, rumando para a Jamaica, perdeu-se, com 33 pessoas a bordo;
  • 30/10/54: Super Constellation da marinha americana, ainda ao norte do Triângulo, sumiu, com 42 pessoas;
  • 09/11/56: hidroavião, da patrulha americana, desapareceu próximo às Bermudas;
  • 08/01/62: avião-tanque KB-50 da Força Aérea americana, decolou de Langley Field, na Virgínia, mas não chegou ao seu destino, Açores;
  • 28/08/63: dois quadrimotores da Força Aérea americana desapareceram a 480 km a sudoeste das Bermudas;
  • 05/06/65: um Flying Boxcar C-119 sumiu a sudeste da Língua do Oceano com 3 tripulantes, etc

Defeitos nos instrumentos são comuns na superfície marítima do Triângulo, situado no Caribe, antigamente batizado de Mar dos Sargaços devido à quantidade de algas e entulho submarino; pilotos de pequenas e grandes embarcações, assim como os de aeronaves comerciais falam de freqüentes mudanças de navegação por bússolas desorientadas, a ponto de isto ter se tornado uma piada entre profissionais: um piloto começa a suar frio manejando os botões enquanto o co-piloto lhe diz: "Sabia que estamos no Triângulo da Bermudas?" - O comandante interrompe: "Não posso me preocupar com isso agora, nossa bússola se descontrolou!".

Sem comentários:

Enviar um comentário