quarta-feira, 14 de março de 2012

A Lenda do Dracula e a Bela Transilvania

Quem nunca ouviu falar no Drácula? O mais famoso e sanguinário vampiro que já foi tema de inúmeros filmes baseado no famoso livro de Bram Stoker. É impossível citá-lo sem falar na beleza assustadora da Transilvânia, tida como a sua terra natal. A Transivânia é uma região histórica da Europa Central localizada no centro da Roménia e foi palco de um dos romances mais famosos de todos os tempos, um clássico da literatura mundial. E daí que vem toda a fama da região. Uma fama com um toque de realidade e ficção.
O famoso Drácula surgiu como base de um personagem real que viveu entre no século 15. O seu pai governava toda a região e ele fazia parte de uma sociedade, meio religiosa, meio militar chamada Ordem do Dragão; foi então que ele ganhou o apelido de Vlad Dracul. A cidade onde Vlad Dracul nasceu e viveu é Sighisoara; hoje é patrimônio mundial da UNESCO. Ela atrai milhares de visitantes; são nove torres, ruas estreitas, casas e igrejas todas conversadas como se você voltasse ao século 16. E é claro que a principal atração dessa cidade da Transilvânia é visitar a casa onde Vlad morou e ganhou toda a sua fama.

Transilvânia
Transilvânia
Na Transilvânia você ainda pode passar pelo Castelo Bran – o famoso castelo do Drácula. Foi aqui que o personagem de Bram Stoker foi inspirado. Pode ver também a Fortaleza Poienari, onde Vlad teria vingado seu pai e seu irmão; infelizmente a maior parte do castelo não foi preservada, mas você pode ver as ruínas e ter uma boa visão do que teria acontecido por lá. Para adentrar ao que sobrou você tem que encarar uma subida de 1480 degraus.
O personagem do conde Drácula foi criado por um escrito irlandês, Bram Stoker no século 19. Ele se inspirou na lendária figura de Vlad Tepes nascido em 1431 e nas lendas dos vampiros da Europa Ocidental. Desta mistura surgiu a mais famosa história de terror de todos os tempos. Apesar de ser uma história, a visita a Transilvânia revive o livro como se fosse um acontecimento real.
A vida de Vlad está preservada neste pedaço do país e você pode sentir o mesmo que o escritor irlandês sentiu e descobrir o motivo pelo qual ele se inspirou e conseguiu escrever uma das melhores histórias do mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário